Pular para o conteúdo principal

Audiências de Custódia II


Caros Amigos,

No último post, tratou-se da Resolução 213, de 15 de dezembro de 2015, através da qual o Conselho Nacional de Justiça regulamentou as audiências de custodia.

No dia 08 de janeiro, a ANAMAGES (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a mencionada norma, com fulcro no art. 22, I, da Constituição Federal, afirmando ser competência da União Federal legislar sobre tal matéria. Para ter acesso à notícia no site do STF, clique aqui.

A pergunta que vem me sendo feita, pois, é se o CNJ pode regulamentar a realização das referidas audiências.

A resposta é positiva.

Primeiramente, é preciso salientar que a realização das audiências de custódia é decorrência de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil (clique aqui), sendo que o Pacto de São José da Costa Rica tem status supralegal em nosso ordenamento (RE 349703). A sua realização, inclusive, foi impulsionada por decisão liminar do STF na ADPF 347 (clique aqui).

Logo, o CNJ está a regulamentar lei federal, o que pode ser feito, mormente se considerado que sua função é o “controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário” (art. 103-B, § 4.º, CF).

Embora não haja inteiro teor disponível, aparentemente este foi o entendimento adotado pelo STF ao julgar constitucional a portaria do TJ/SP que determinou a prática das ações de custodia (vide notícia aqui), com base não só no Pacto de São José da Costa Rica, como no próprio art. 656 do CPP.

Entretanto, ao regulamentar a matéria, o CNJ tem, no meu entender, duas barreiras: a) primeiramente, o regulamento não pode inovar em relação ao conteúdo da lei, b) tampouco ir além da matéria eminentemente administrativa, eis que eventuais lacunas de natureza jurisdicional devem ser supridas pelo juiz (CPP, art. 3.º).

Logo, ao determinar que o juiz deve “abster-se de formular perguntas com finalidade de produzir prova para a investigação ou ação penal relativas aos fatos objeto do auto de prisão em flagrante” (art. 8º, VII, da Resolução), penso que o Conselho acabou indo além do Pacto de São José da Costa Rica (art. 7º, 5) e da própria matéria administrativa. Afinal, o Pacto apenas determinou a apresentação do preso, sem demora, a uma autoridade judicial, assegurando seu julgamento em prazo razoável. Em nenhum momento, consta no referido pacto que o ato visa apenas assegurar direitos do acusado, e não igualmente da sociedade e do justo processo.

Da mesma forma, não se poderia vedar a presença dos agentes policiais responsáveis pela prisão ou investigação no ato (art. 4.º, § único, da Resolução). Afinal, se o objetivo é melhor esclarecer as circunstâncias da prisão, como admitido no próprio art. 1º, caput, a oitiva dos agentes é imprescindível. A audiência também tem como objetivo resguardar o trabalho policial quando justo e bem feito. É evidente que, em caso de suspeita de tortura ou abusos, o magistrado tem o poder de ouvir o acusado (e suposta vítima) sem a presença dos agressores, mas isto me parece deve ser a exceção, e não a regra.

Reitero que estes são minhas opiniões pessoais, devendo-se acompanhar a disponibilização do inteiro teor da ADI 5240, bem como o julgamento da ADI 5448, para constatar o que o STF dirá sobre a matéria.

Compartilhem e opinem nas pesquisas no Twitter (@blogdireprocpen).


Fiquem conosco e compartilhem!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimação: advogado constituído x nomeado

  Caros Amigos, Hoje vamos falar de tópico de processo penal que se encaixa perfeitamente em uma questão de concurso: a intimação do defensor dos atos processuais. Pois bem. Dispõe o art. 370, § 1.º, do Código de Processo Penal que " a intimação do defensor constituído, do advogado do querelante e do assistente far-se-á por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca, incluindo, sob pena de nulidade, o nome do acusado ". Contudo, o § 4º do mesmo dispositivo afirma que " a intimação do Ministério Público e do defensor nomeado será pessoal ". Assim, para o defensor constituído, a intimação pode se dar pela publicação de nota de expediente, o que inocorre com o nomeado (público ou dativo), que deve ser intimado pessoalmente. Nesse sentido, posiciona-se a jurisprudência do STJ: CRIMINAL. HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. NULIDADE DO JULGAMENTO DO APELO. AUSÊNCIA DE INTIMAÇÃO PESSOAL DOS DEFENSORES NOMEA

Crimes Ambientais - Interrogatório da Pessoa Jurídica

Caros Amigos, Os crimes contra o meio ambiente são uma matéria de relevante impacto social, a qual, contudo, ainda não recebe a devida atenção pelos estudiosos do Direito. Como o Blog foi feito para oferecer soluções, teremos neste espaço, periodicamente, discussões sobre este tema. Hoje, o tópico é interrogatório da pessoa jurídica. Sei que muitos jamais refletiram sobre a questão. Entretanto, é algo que ocorre com alguma frequência, já que, diante dos artigos 225, § 3.º, da CF e art. 3º da Lei 9.605/98, é possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por crimes ambientais. Sendo tal responsabilização constitucional e legalmente prevista, é imprescindível que seja oferecido ao acusado a possibilidade de oferecer a sua versão dos fatos, o que ocorre através do interrogatório. Nos termos do art. 3º da Lei 9.605/98, para que haja a condenação de ente fictício, é preciso que “ a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual,

Causa de aumento e conhecimento de ofício

Caros Amigos, O magistrado pode reconhecer, de ofício, a existência de causa de aumento de pena não mencionada  na denúncia? A literalidade do art. 385 do Código de Processo Penal nos indica que não. Afinal, segundo ele, apenas as agravantes podem ser reconhecidas de ofício. Vejam o seu teor: Art. 385.  Nos crimes de ação pública, o juiz poderá proferir sentença condenatória, ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada. Recentemente, o informativo 510 do Superior Tribunal de Justiça indicou que esta seria mesmo a orientação correta. RECURSO ESPECIAL. DESENVOLVIMENTO CLANDESTINO DE ATIVIDADES DE TELECOMUNICAÇÃO. ART. 183 DA LEI 9.472/1997. CAUSA DE AUMENTO APLICADA NA SENTENÇA SEM A CORRESPONDENTE DESCRIÇÃO NA PEÇA ACUSATÓRIA. AUSÊNCIA DE DELIMITAÇÃO DO SUPOSTO DANO CAUSADO A TERCEIRO NA DENÚNCIA. OFENSA AO PRINCÍPIO DA CORRELAÇÃO. VIOLAÇÃO DO CONTRADI